segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Bicho-Pau



O vencedor do Bicho do mÊs foi o bicho-pau...

Ai vai mais informações sobre ele!!




ORDEM: Phasmida
FAMÍLIA: Phasmidae
NOME POPULAR: Bicho-pau
NOME EM INGLÊS: Stick bug
NOME CIENTÍFICO: Phibalosoma phyllinum
DISTRIB. GEOGRÁFICA: Leste e Norte da América do Sul
HÁBITOS ALIMENTARES: Herbívoro
REPRODUÇÃO: Ovípara. Os ovos são arremessados pela mãe a grandes distâncias na ocasião da postura para que os filhotes se distribuam em áreas maiores e distantes da mãe
PERÍODO DE VIDA: Entre 18 (machos) e 30 meses (fêmeas)



 O bicho-pau possui uma das adaptações mais fascinantes do reino animal, a camuflagem. É um animal que pode passar horas paralisado em um galho de árvore, sem que seja notado.
O bicho pau é um inseto totalmente inofensivo e de movimentos lentos, vale-se desta curiosa estratégia para se defender de predadores, principalmente de aves. Se não bastasse sua camuflagem, algumas espécies de bichos-pau ainda eliminam um fluído leitoso e repugnante para se defender enquanto outras, têm o poder de regenerar membros perdidos. Os ovos desses insetos são muito parecidos com sementes, lançados ao acaso pelas fêmeas no solo. De maneira geral, elas não escolhem lugares especiais para postura, simplesmente deixam os ovos caírem no chão. O desenvolvimento do embrião é lento, demorando de 100 a 150 dias para eclodir.
Após a eclosão, o jovem inseto é chamado de ninfa e sua forma é semelhante a dos adultos. Curiosamente, pouco depois do nascimento, fica bem maior do que o ovo que o abrigava. Isso ocorre porque o corpo do inseto distende assim que ele nasce.
Os bichos-pau vivem em plantas, se alimentam de folhas e brotos, principalmente de goiabeiras e pitangueiras, e nunca chegam a uma população suficientemente numerosa para causar danos à agricultura. Esta espécie de bicho-pau é uma das maiores espécies que existem no Brasil, com fêmeas com cerca de 22 cm média. Os machos possuem asas e são bem menores, atingindo 15 cm. Possuem hábito noturno e ocorrem no Rio de Janeiro, Bahia, Espirito Santo e Amazônia.


Bibliografia:http://www.zoologico.com.br/animais/invertebrados/bicho-pau


Ai vai umas fotos...





Nenhum comentário:

Postar um comentário